SOBRE A ASSOCIAÇÃO MEDITAR
“Nenhum homem pode pacificar o mundo inteiro, mas cada um pode pacificar a si mesmo.” Enio Burgos

Considerações Gerais:
A Associação Meditar é uma sociedade civil de direito privado com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, apartidária, não religiosa, não doutrinária, criada com alguns dos fins e objetivos a seguir.

São finalidades da Associação Meditar:
Promover, incentivar e difundir a prática da Meditação e da Mente Atenta de acordo com orientação oferecida pela Associação;
Promover o resgate, o despertar, a ampliação e a prática da plena consciência, tanto individual como coletivamente, como base da ação e a inescapável responsabilidade universal do homem;
Contribuir para a formação, desenvolvimento e estabelecimento de uma cultura e prática da paz, da compreensão, do entendimento, da harmonia e do equilíbrio entre os homens e todos os seres, animados ou inanimados;
Promover a consciência de proteção, desenvolvimento e respeito à vida, aos ciclos vitais e ao meio ambiente natural neste nosso maravilhoso planeta.

São objetivos da Associação Meditar:
Congregar os praticantes de meditação;
Promover e exercitar a prática da meditação e da mente atenta;
Promover estudos sobre a meditação, mente atenta e temas afins;
Incentivar e auxiliar na organização de núcleos, grupos ou centros de praticantes, de meditação;
Divulgar os benefícios da meditação;
Apoiar e promover programas educacionais, culturais e sociais afins, através de cursos, seminários, “workshops”, palestras, retiros, etc.;
Promover, apoiar e incentivar a publicação e veiculação de textos e obras que contribuam com seus fins e objetivos;
Orientar a iniciação e o desenvolvimentos de pessoas e da comunidade em geral (escolas, empresas entidades governamentais ou não, etc.,) na meditação e mente atenta de forma clara, simples, objetiva e segura);
Promover e apoiar a difusão de locais adequados à prática da meditação, inclusive em vida comunitária rural, voltada ao trabalho natural da terra, à alimentação natural, ao estudo, à contemplação, à preservação ecológica e à integração do homem com o meio ambiente natural;
Incentivar e promover a atitude meditativa, altruísta e pacífica, que implique a paz interna e externa, a não violência, a observação de valores éticos abrangentes, o conhecimento e a sabedoria.
A Associação Meditar oferece práticas regulares de meditação em sua sede (e centros filiados) e promove retiros periódicos para o aprofundamento da prática.

Quem é Enio Burgos:

Nasceu em Porto Alegre, RS, em 1962. Formado em Física (ciências) e Medicina é compositor e autor dos livros: “Medicina Interior – A Medicina do Coração e da Mente”, “Guia da Prática de Meditação e Mente Atenta (Mindfulness), “A Lamparina Inexaurível – O Sutra Oculto de Vimalakirti”; “Autoencontro – Vida em Pleno
Contentamento”, “Escolhendo o Amanhã” e “O Buda nos Jardins de Jetavana”, entre outros. Discípulo e divulgador do mestre zen budista Thich Nhat Hanh, é tradutor e editor das principais obras deste autor, tais como: “Velho Caminho, Nuvens Brancas”, considerada a melhor biografia do Buda já escrita; “Ação Pacífica, Coração Aberto – As Lições do Sutra do Lótus”; “O Coração da Compreensão” e “Transformação e Cura”. Traduziu também “A Bússola do Zen”, do hilariante mestre zen coreano Seung Sanh, além de diversas obras de referência e aprofundamento de estudos sobre o Darma. Orientador e praticante de meditação há mais de vinte e cinco anos, fundou a Associação Meditar e a Editora Bodigaya, entidades criadas com o propósito de difundir ensinamentos universais libertadores e pacificadores, bem como a prática da meditação e da mente atenta.   Facilitador da Unipaz e professor do Curso de Psicologia Budista promovido pelo Ciência Meditativa, de Curitiba – PR, é palestrante e orientador de práticas nos retiros promovidos periodicamente pela Associação Meditar.